O site Receitas da Oma surgiu da vontade de uma família brasileira de origem alemã de perpetuar sua herança culinária transcrita em cadernos de receitas antigos, que remontam ao início do século XX, com a chegada dos primeiros antepassados no Porto de Santos-SP. Mas também pretende ir além, reunindo a maior quantidade de receitas de origem germânica possível com o maior número de informações disponíveis para cada receita. Isso porque a culinária, como manifestação cultural de um povo, também sofre alterações no decorrer do tempo e sempre se reinventa, mas sem perder suas origens.

Nossas Omas legaram um grande tesouro cultural traduzido em sabores e aromas e passaram este maravilhoso legado para as próximas gerações de Omas. Cada uma das receitas sufixadas com a expressão “da Oma” é parte deste tesouro e carrega consigo histórias de almoços, lanches e jantares em família que, por mais festivos ou triviais que fossem, deixaram sua marca naqueles que partilharam o alimento, as conversas, o contexto histórico, enfim, a experiência de ser parte de algo maior, da família.

É evidente que não vivemos nossa história culinária no Brasil afastados da mesa do brasileiro. Pelo contrário, muitos encontros familiares foram feitos ao redor de uma churrasqueira ou da panela de feijão. Mas sempre há um toque, o uso de um tempero, o modo de preparo ou a adição de um acompanhamento de não deixam escapar a herança cultural e culinária.

Esperamos que você goste tanto das receitas quanto nós gostamos de deixá-las aqui para você!

Com um agradecimento especial para nossas Omas:
Anita Dora Hille (in memorian)
Dora Erika Hille Morgenstern
Dorit Metzger
Elli Kreuzenstein (in memorian)
Hilda Clara Morgenstern de Souza
Johanna Martha Hock (in memorian)
Lidy Frida Hegewald (in memorian)
Luiza Morgenstern (in memorian)
Martha Hulda Morgenstern (in memorian)
Sophie Lindemann (in memorian)
e, através delas, para todas as Omas de ontem, de hoje e de sempre.

 

Ah, você também pode colaborar!

As receitas de família são um tesouro, mas também são um patrimônio cultural que pode ser compartilhado com todas as pessoas, para que elas possam ter contato com outros aromas e sabores e, por que não, com outras manifestações culturais.

Se você tem Receitas da Oma e quer compartilhá-las com o mundo, entre em contato conosco aravés do e-mail oma@dtup.com.br enviando sua receita. Se a autora da receita for uma Oma, mande também o nome dela e, se quiser, algumas palavras sobre ela para que possamos montar um painel de pequenas biografias em nosso site.

Todas as receitas de origem germânica são bem-vindas, assim como receitas germânicas adaptadas para o Brasil e receitas brasileiras adaptadas para o mundo germânico. As receitas das Omas serão identificadas com a expressão “da Oma [nome]” após o nome da receita.

Desde já agradecemos pela sua colaboração!

Equipe Receitas da Oma.